Tanto na educação tradicional quanto na educação a distância, o educador tem como principal objetivo fazer com que o aluno absorva a informação transmitida significativamente. E essa transmissão de conhecimento se dá através de uma comunicação clara, objetiva, e confiável com os alunos.
Segundo Castro, o aluno só aprende quando o novo conteúdo é apresentado dentro de um contexto de sua realidade. Para isso, o professor precisa apresentar os problemas e o aluno, buscar soluções. As avaliações devem fazer o aluno pensar para responder às questões. A leitura, a escrita e a aplicação da teoria são ferramentas tão importantes quanto o assunto da aula.
O professor não será substituído pela EAD, porque é ele a alma da EAD. A EAD trouxe às mãos dos professores vantagens e também novos desafios, principalmente porque a transmissão de informações que antes era centralizada no professor tornou-se descentralizada (professor-aluno, aluno-professor, aluno-aluno).
Para alcançar seus objetivos, o professor/tutor deve estimular, motivar, orientar e fazer o aluno acreditar na sua capacidade de auto-aprendizagem. Além disso, várias ferramentas tecnológicas permitem exposições interativas, com animações, sem aulas maçantes no quadro negro. E, para essa nova etapa da educação, são necessárias mudanças na forma de educar, na interação professor-aluno e na interação aluno-aluno.
O aluno, por sua vez, precisa ser independente, disciplinado para o auto-estudo, ter iniciativa, estar aberto a novas idéias e perspectivas e interagir com os outros colegas do curso.
segunda-feira, 2 de junho de 2008
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